1. Teletrabalhoa) Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceçãob) Enquadramento legal, regime, modalidades e negociaçãoc) Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadoresd) Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade2. Competências do/a teletrabalhador/aa) Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalhob) Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital.3. Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho3.1 Gestão da confiançaa) Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletivab) Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)c) Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticasd) Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais3.2 Gestão da distânciaa) Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalhob) Reorganização dos locais e horários de trabalhoc) Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)d) Motivação e feedbacke) Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)f) Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remotog) Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoalh) Controlo e proteção de dados pessoaisi) Confidencialidade e segurança da informação e da comunicaçãoj) Assistência técnica remota3.3 Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)3.4 Formação e desenvolvimento de novas competências3.5 Transformação digital – novas formas de trabalho4. Desempenho profissional em regime de teletrabalho4.1 Organização do trabalho4.2 Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído4.3 Espaço de e para o teletrabalho4.4 Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho4.5 Pausas programadas4.6 Riscos profissionais e psicossociaisa) Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e socialb) Avaliação e controlo de riscosc) Acidentes de trabalho4.7 Gestão do isolamento