Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração17.1 horas
Condições de Inscrição

Motoristas que cumpram os requisitos de acesso à formação e pretendam exercer a atividade como motoristas de veículos que transportem mercadorias perigosas.

Objectivo Geral

Conhecer as prescrições gerais da regulamentação relativa ao transporte de mercadorias perigosas por estrada – ADR

Objectivos Específicos

Sensibilizar os motoristas para os procedimentos a seguir, de acordo com o estipulado no ADR, no manuseamento e transporte em condições de segurança e às intervenções de emergência.
Especializar os motoristas ao serviço do transporte de mercadorias perigosas, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos sobre os riscos desse transporte e fomentar as noções indispensáveis para minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes ou adoptar os procedimentos necessários quando estes ocorram.

Metodologia

Tendo como princípio a formação ao longo da vida, a Degraus favorece a adopção de metodologias de ensino-aprendizagem que tenham por base as aquisições, experiências e vivências dos participantes. Assim, as metodologias de ensino-aprendizagem a adoptar deverão privilegiar técnicas formativas essencialmente activas e participativas, apelando à motivação e interesse dos formandos através da partilha de conhecimentos e informações. A postura do formador deverá ser de mediador do processo de aprendizagem e de potenciador da aquisição de conhecimentos e reciclagem ou especialização de competências.
Deverão ser privilegiadas actividades práticas de simulação, a metodologia demonstrativa e activa serão, nesse sentido, as mais potenciadoras de aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

- PRESCRIÇÕES GERAIS APLICÁVEIS AO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS;
- AS MERCADORIAS PERIGOSAS E OS SEUS RISCOS;
- O MATERIAL QUE DEVE SER USADO PARA O TRANSPORTE;
- COMO SINALIZAR O PERIGO NO TRANSPORTE;
- DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA;
- EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO NECESSÁRIOS;
- ISENÇÕES;
- COMO PROCEDER NAS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE, CARGA, DESCARGA E MANUSEAMENTO;
- OS VEÍCULOS DE MERCADORIAS PERIGOSAS TÊM INFLUÊNCIA NA SEGURANÇA;
- QUAIS AS RESPONSABILIDADE S DOS INTERVENIENTES NO TRANSPORTE; - MEDIDAS TRANSITÓRIAS; - AS CISTERNAS QUE SE USAM PARA O TRANSPORTE; OS VEÍCULOS PARA TRANSPORTE EM CISTERNAS; PROCEDIMENTOS DE ENCHIMENTO E DESCARGA DE CISTERNAS; SINALIZAÇÃO DOS VEÍCULOS COM PLACAS- ETIQUETAS E PAINÉIS LARANJA; QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA; SEGURANÇA NA CIRCULAÇÃO DOS VEÍCULOS; EQUIPAMENTOS A CONSTAREM A BORDO DOS VEÍCULO.