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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Preencher os pré-requisitos exigidos pela UFCd

  • Objectivo Geral

    Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
    Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
    Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
    Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
    Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
    Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

  • Objectivos Específicos

    Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
    Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
    Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
    Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
    Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
    Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    1. Teletrabalho
    a) Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    b) Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    c) Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    d) Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade

    2. Competências do/a teletrabalhador/a
    a) Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    b) Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital.

    3. Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    3.1 Gestão da confiança
    a) Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
    b) Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
    c) Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
    d) Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    3.2 Gestão da distância
    a) Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
    b) Reorganização dos locais e horários de trabalho
    c) Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
    d) Motivação e feedback
    e) Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
    f) Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
    g) Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
    h) Controlo e proteção de dados pessoais
    i) Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
    j) Assistência técnica remota
    3.3 Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    3.4 Formação e desenvolvimento de novas competências
    3.5 Transformação digital – novas formas de trabalho

    4. Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    4.1 Organização do trabalho
    4.2 Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    4.3 Espaço de e para o teletrabalho
    4.4 Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    4.5 Pausas programadas
    4.6 Riscos profissionais e psicossociais
    a) Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
    b) Avaliação e controlo de riscos
    c) Acidentes de trabalho
    4.7 Gestão do isolamento

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