Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
11
NOV

2024

30.0 horas

Livre

E-learning- Moodle

  • Duração30.0 horas
  • Início11/11/2024
  • Formandos Previstos0
  • Nível InicialNível 2
  • Nível FinalNível 2
  • Local de FormaçãoE-learning- Moodle

    -
Observações

REQUISITOS:

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;

Condições de Inscrição

 

REQUISITOS P/ INSCRIÇÃO: 

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Enquadramento legal da higiene e segurança no trabalho (4 Horas)
Módulo 2 - Fundamentos e noções gerais de higiene e segurança no trabalho (8 Horas)
Módulo 3 - Sinalização de segurança (6 Horas)
Módulo 4 - Equipamentos de Proteção Individual (5 Horas)
Módulo 5 - Prevenção, proteção e combate a incêndios (5 Horas)
Módulo 6 - Ruído e Iluminação dos locais e postos de trabalho (2 Horas)

Apresentação

O Curso de Sensibilização à Higiene e Segurança no Trabalho tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam identificar os perigos existentes no local de trabalho e definir métodos para controlar e eliminar os riscos profissionais.

A Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro (alterada pela Lei n.º 3/2014, de 28 de Janeiro), salienta particular importância da Formação aos trabalhadores por via do artigo 20.º (Formação dos Trabalhadores) consubstanciado no n.º 1 no qual se pode ler que “O Trabalhador deve receber uma Formação adequada no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho, tendo em atenção o Posto de Trabalho e o exercício de atividades de risco elevado”.

Esta informação vai ao encontro do enunciado nos artigos 130.º a 134.º do Código do Trabalho (Lei 7/2009, de 12 de Fevereiro) relativos à Formação Profissional.
Através da leitura do artigo 131.º, número 2, é referido que “O Trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de quarenta horas de Formação Contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano”, sendo que, segundo o número do 3 mesmo Artigo, essa Formação pode ser desenvolvida pelo Empregador, por Entidade Formadora Certificada para o efeito ou por Estabelecimento de Ensino reconhecido pelo Ministério competente.

De forma a dar cumprimento ao disposto anteriormente a DEGRAUS, Lda. disponibiliza o Curso de “ Sensibilização à Higiene e Segurança no Trabalho”, no qual serão abordadas um conjunto de temáticas, príncipios e práticas que permitirão dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas que lhes permitam identificar os perigos existentes no local de trabalho e definir métodos para controlar e eliminar os riscos profissionais.